0

O que é a febre

A febre é uma resposta do organismo desencadeada por um agente infecioso (vírus, bactérias, fungos, parasitas) e outros processos de base inflamatória.

O corpo tenta alcançar uma temperatura superior para ajudar a combater melhor os vírus e as bactérias. Ter febre, portanto, ajuda a defender-se da doença. A parte do cérebro que controla a temperatura corporal (hipotálamo) não está completamente desenvolvida nas crianças. Por isso, a temperatura nas crianças pode subir e descer muito rapidamente.

A temperatura corporal é geralmente mais alta de noite e pode subir devido à atividade física, emoções fortes, comida, roupa grossa, medicamentos, temperatura ambiente alta e humidade elevada. Isto aplica-se especialmente às crianças.

A temperatura normal do corpo varia de pessoa para pessoa, de acordo com a idade, a atividade e o momento do dia. A temperatura corporal normal média é de 37º C e considera-se NORMAL uma temperatura inferior a 37,5º C.

Também se pode chamar: pirexia, temperatura elevada ou hipertermia.

Os episódios agudos de febre correspondem a 10-20% das consultas de pediatria, sendo mais frequentes entre os 3 e os 36 meses. O número de episódios aumenta nas crianças que frequentam infantários, sendo maior a incidência nos meses de inverno, coincidindo com epidemias de vírus respiratórios ou gastrointestinais.